FILOSOFIA PERENE – TURMA 2

Seu Estado
Não Inscrito
Preço
CURSO FECHADO
Comece Agora
This curso is currently closed
Santos & Sábios

IMPORTANTE: Para realizar este curso além de ser assinante do plano completo, você precisa ter participado do curso presencial.

“O nome de sábio simplesmente está reservado apenas àquele cuja consideração versa sobre o fim de todas as coisas”. Summa contra Gentiles, Santo Tomás de Aquino

A educação e o estudo são ofícios divinos que compilam em nosso espírito as verdades reveladas à nossa inteligência. Por meio desses, nossa capacidade intelectiva se aprimora e com isso, somos capazes de discernir a essência real de todas as coisas. Sendo assim, o sábio é aquele que enxerga a realidade de forma perfeitíssima e contempla a verdade da criação.

Todavia, para chegarmos ao mais elevado grau de abstração e contemplação, faz-se necessário que busquemos antes, o conhecimento sobre o fim último dos seres. Tal princípio é o ponto de partida para qualquer estudo filosófico, principalmente no que tange a filosofia da educação, haja vista que o estudo do fim está intrinsicamente ligado ao conhecimento da natureza humana em toda sua complexidade. Portanto, pode-se concluir que a natureza humana, por estar sempre apetecendo algo, só encontra seu repouso verdadeiro quando alcança o bem perfeito em si mesmo pois assim, consegue descansar na autêntica felicidade.

“O mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura de sua mensagem. 1 Coríntios 1:21

Para além de uma sabedoria meramente humana, devemos buscar uma sabedoria sobrenatural, buscar a sabedoria do Cristo. Seguindo essa linha de raciocínio, cultivar a sabedoria divina é possuir o espírito que vem de Deus pois o fim último de todo ser é o próprio Deus.

Diante disso, a finalidade desse curso é apresentar os propósitos da filosofia da educação, que pressupõe o conhecimento da nossa natureza e por meio dela discernirmos o nosso fim. As exposições tratadas serão embasadas principalmente nos estudos de Santo Agostinho, Santo Tomás, Aristóteles, Platão e sobre os filósofos gregos clássicos em geral.

Rolar para cima